Apesar de termos uma norma específica para trabalhos, ainda tem ocorrido acidente fatal em espaço confinado. Ficando um alerta para empregadores da importância da preparação dos funcionários e da empresa para exercer esse tipo de atividade.
CONCEITO
De acordo com a NR33, item 33.1.2 “Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.”
Quais são os riscos?
Trabalhos em espaço confinado pode envolver muitos riscos, no entanto, é muito comum as avaliações ficarem a desejar no quesito levantamento de riscos. Sendo assim, é de grande importância uma matriz de risco detalhada para cada espaço confinado e, toda vez que algum trabalho tiver que ser executado, consultá-la para um melhor gerenciamento das atividades.
Riscos que podem ser encontrados em um espaço confinado:
- Falta ou excesso de oxigênio;
- Presença de gases (inflamáveis, asfixiantes);
- Entradas e saídas restritas;
- Queda de mesmo nível/nível diferente;
- Biológicos;
- Animais peçonhentos;
- Elétricos;
- Ergonômicos;
- Afogamento;
- Soterramento;
- Engolfamento;
- Substâncias químicas;
- Prensamento;
- Equipamentos inadequados;
- Falta de equipamentos de resgate;
Como podemos ver, são muitos os riscos que podem estar presente nas atividades em espaços confinados, porém se não fizermos uma avaliação minuciosa, vários desses riscos podem ser esquecidos.
LEMBRETE: Sempre que possível, deve-se evitar executar trabalhos em espaço confinado a noite.
Apesar de ser extremamente importante os treinamentos de acordo com a NR33, não confie totalmente neles. Tenha um procedimento específico de sua empresa e faça auditoria nos trabalhos que estão sendo realizados para ter certeza de que os procedimentos estão sendo seguidos.
Outro detalhe importante: audite as empresas que ministram esse treinamento para saber se todos os conceitos estão sendo passados; inclusive a parte prática.O que eu tenho que fazer?
Sempre que possível, deve-se evitar a realização de tarefas em espaços confinados. Quando tal não for possível, você deve avaliar os riscos do espaço confinado e planejar como você irá controlar esses riscos. Por exemplo:
- Se um espaço confinado tem emanações nocivas, você deve considerar como estes podem ser ventilado ou removidos;
- Se existe um risco de líquidos ou gases inundar o ambiente, deve determinar se as válvulas podem ser bloqueada;
- Se alguém está entrando em um espaço confinado e não há oxigênio suficiente para respirar corretamente, você deve fornecer um aparelho de respiração com ar mandado ou ventilar o espaço para aumentar os níveis de oxigênio antes de entrar;
Você deve ter medidas de emergência, quando necessário. Se alguém está trabalhando em um espaço confinado, pense no seguinte:
- Como você vai saber que eles estão bem?
- Como é que vai resgatá-los, caso haja uma emergência?
- Você tem uma equipe de resgate bem treinada?
- Tem equipamentos de resgate suficiente e eficiente?
SIM…
- estar ciente dos riscos que podem ocorrer dentro de um espaço confinado;
- certifique-se a pessoa que faz o trabalho é capaz e treinado, tanto no trabalho e no uso de qualquer equipamento de emergência.
Não …
- trabalhar em espaços confinados, a menos que seja essencial para fazê-lo;
- ignorar os riscos – só porque um espaço confinado é seguro um dia não significa que ele será sempre;
- deixe que os outros entrem num espaço confinado até ter certeza de que é seguro fazê-lo (isso é função do supervisor de entrada).
Conclusão
Apesar de termos uma legislação específica sobre trabalhos e resgate em espaço confinado, trabalhadores continuam morrendo nessas atividades. Ainda tem muita gente que desconhece a lei (principalmente trabalhadores).
Se a empresa possuir um procedimento para atividades em espaço confinado, seguindo mo rigor da lei, dificilmente terá problemas. Gerenciar e controlar os riscos é dever da empresa. Quanto aos trabalhadores, devem ser instruídos a não realizar tais atividades sem que estejam totalmente preparados para tal.
Estar com os treinamentos em dia, em boas condições de saúde (ASO) e autorização formal para execução de tarefas em espaço confinado é a garantia de um trabalho seguro e sem riscos para o trabalhador.
E na sua empresa? Com o é feito o trabalho em Espaço Confinado?