Para quem estava trilhando uma excelente carreira profissional, ficar desempregado é algo desesperador. Essa pausa é uma situação bastante desagradável para quem estava evoluindo profissionalmente. Normalmente, as pessoas se perguntam: “O que farei agora?”.
Automaticamente, elas atualizam o currículo, enviam para o maior número possível de empresas e seguem em busca por novas oportunidades de emprego. Porém, o tempo vai passando, as respostas não chegam e o desânimo começa a aparecer.
Infelizmente, isso acontece com muitas pessoas. E com o nosso país atravessando uma situação tão complicada, as vagas de emprego estão cada vez mais disputadas. Contudo, algumas atitudes podem fazer com que essa retomada da carreira aconteça rapidamente.
Separamos dicas para quem deseja retornar ao mercado em breve. Confira:
ATIVE SEU NETWORKING
Essa é hora em que a rede de contatos que você cultivou durante sua carreira profissional se torna importante. Invista e trabalhe bastante seu networking. Converse com ex-colegas de trabalho, familiares ou simples conhecidos. Não deixe que as pessoas se esqueçam de você, fale da sua situação para elas.
Não tenha vergonha de dizer que está desempregado. Ou melhor, diga que você está disponível para o mercado. As pessoas que acompanham sua vida profissional conhecem da sua personalidade e sua forma de trabalho. Certamente, elas vão indicar quando souberem de uma oportunidade de emprego no seu perfil.
USE AS REDES SOCIAIS AO SEU FAVOR
Diversas vezes associada a “perda de tempo”, as redes sociais podem ser um ótimo meio de procurar uma oportunidade de trabalho. O LinkedIn é uma excelente plataforma para quem deseja retomar a carreira rapidamente. Ele oferece diversas opções que te auxiliam na busca de uma vaga de emprego.
Mantenha seu perfil bem atualizado, deixe claro todas suas principais competências e como você construiu sua carreira até aqui. Além de ser um currículo profissional, as chances de empresas visitarem sua página são grandes. Então, cause uma boa impressão com esse “cartão de visita”.
Seguir o perfil das empresas que você tenha interesse em trabalhar é outra atitude interessante dentro LinkedIn. Elas utilizam essa rede social para buscar novos talentos e divulgar oportunidades. Se você estiver atento a isso, sempre sairá na frente.
FAÇA CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO
Aproveite esse momento para estudar e melhorar suas qualificações. Invista em cursos de especialização dentro da sua área e tenha mais um item importante para colocar em seu currículo, por exemplo.
Avalie o que está faltando para você ser um profissional mais completo. As vagas de emprego exigem inglês avançado e o seu é intermediário? Então, comece um curso de curta duração do idioma e evolua neste quesito. Você não ficará parado e vai continuar trabalhando para melhorar sua carreira.
Repense sua trajetória
Períodos de crise é também o momento de se reinventar e arriscar novos horizontes, talvez seja a hora de fazer florescer o espírito empreendedor que esta adormecido em você e fazer de algum talento especial uma saída para se recolocar no mercado trabalhando para você mesmo e exercitando outras áreas.